ajña: Ordem, comando
Localização: entre as sobrancelhas, com duas faces (ventral e dorsal)
Número de pétalas: 96
bijamantra: om
Elemento ou sílaba semente: Mente
De acordo com a Hierarquia das Necessidades de Maslow, este chakra corresponde ao quinto degrau: autorrealização - aceitação, solução, moralidade, criatividade, espontaniedade, ausência de preconceito, contribuição.
O chakra frontal é o sexto e está relacionado à capacidade de captar, imaginar e compreender conceitos mentais. De acordo com a literatura, são as faculdades cognitivas: buddhi ou intelecto, ahamkara ou senso de individualidade, manas ou mente e indriya ou sentidos, ressaltando que os sinônimos utilizados não abarcam o significado profundo dos termos.
Na anatomia humana, encontra-se relacionado ao gânglio simpático cervical superior, ao plexo cavernoso e aos encefálicos, de modo geral, com o eixo hipófise hipotálamo, a própria hipófise e o córtex cerebral. É de importância também o lobo frontal e seu papel nos processos mentais, como pensamento racional, lógica, aprendizado, discernimento, memória, devoção e intuição.
As capacidades extrafísicas, como visão remota ou clarividência, também estão relacionadas à atividade cortical, que recebe os estímulos da glândula pineal e os decodifica em informações.
Por esse motivo, recebe o nome de "terceiro olho", em alusão aos sentidos astrais e à percepção extrassensorial. A atividade deste centro concede mais riqueza de informações do que as sensações vagas fornecidas pelos centros inferiores.
Juntamente com o sétimo chakra, ele pertence a uma classe distinta dos demais, o que pode ser constatado pelo aumento expressivo do número de raios. Embora seja representado com duas pétalas, cada uma delas contém 48 raios, que estão agrupados de acordo com a qualidade da frequência. Tal característica remete à presença da dualidade, incluindo os hemisférios cerebrais, entre outros órgãos em pares, como olhos e ouvidos.
Este chakra é associado a prana vayu por algumas vertentes da filosofia hindu.
Comments