Há uma energia que cria e sustenta a vida, atuando em cada respiração, em cada batida do coração.
Este princípio vital inteligente recebe várias denominações: espírito, alma, consciência, centelha divina, sopro divino e atman, para os hindus.
atman é o espírito como uma emanação do Criador ou brahman, e portanto, representa o próprio brahman em cada espírito.
Como um raio que é originado da Fonte Criadora, o atman também possui as Suas qualidades, em menor grau. Elas são a mesma "substância" em permanente conexão, no universo sutil e material.
Contudo, quando um raio de luz passa pelo vidro de uma janela, ele sofre uma distorção. De modo parecido, quando o espírito se manifesta no corpo físico, ocorre uma transformação diante da densidade da matéria. A camada de pele se torna o limite, caracterizando as coisas que estão dentro e fora do ser. Esta é a origem de maya, a ilusão de que estamos separados do mundo.
A percepção distorcida da realidade leva a um distanciamento da essência genuína, o esquecimento da natureza original, que é o Criador.
Em um determinado momento da vida, geralmente relacionado a uma experiência profunda, podem surgir reflexões e questionamentos acerca da existência e do universo ao redor. E a busca por respostas pode levar ao despertar espiritual, permitindo o acesso à consciência superior.
A intuição, os sonhos e pressentimentos são as vias mais naturais de comunicação com o espírito, que também pode se dar através de estados expandidos da consciência, como nas práticas meditativas.
Quando a luz de atman começa a atuar, proporciona mais clareza, propósito e plenitude.
Assim como a luz pode estar em vários locais ao mesmo tempo, o espírito transita em vários planos de existência, como uma expressão do Todo, que é onisciente e onipresente. Isso significa que, ao mesmo tempo que ocupa o corpo e interage com o mundo material, também está presente nas esferas mais sutis e elevadas da consciência, de onde captura as informações que o ser necessita para o seu desenvolvimento.
atman está sempre disposto a guiar e enviar mensagens. É a voz interior que se manifesta especialmente no silêncio da mente. É a chama acesa no templo do chakra cardíaco, a câmara secreta do coração.
Para entrar em contato com esta sabedoria, é necessário conceder permissão, uma vez que somos dotados de livre arbítrio. E cada um de nós cabe a escolha de seguir ou não a voz da Consciência Superior, de vivenciar o Ser essencial, a consciência do Criador presente em cada célula do corpo físico e do corpo sutil, para manifestar a bem aventurança em nossa existência.
A sabedoria do coração está sempre a nos enviar mensagens, apontando caminhos, proporcionando respostas.
Comments