top of page

O campo eletromagnético do coração


Todos nós sabemos da importância do coração como o órgão que viabiliza a circulação do sangue. Devido ao seu papel vital, ele é o primeiro órgão a se formar durante a gestação.

Além de atuar como a bomba do sistema circulatório, o coração é usado como o símbolo do amor, pois está intrinsicamente associado aos sentimentos.

As batidas do coração são originadas a partir de pulsos elétricos, sendo que tal atividade pode ser registrada através de um exame simples de eletrocardiograma.


Como referido no texto Manifestação da Realidade, eletricidade e magnetismo são forças afins, e desta relação, originou-se o termo eletromagnetismo. O campo eletromagnético corresponde ao fenômeno gerado por essas forças, que apresentam um padrão ondulatório.

De uma forma sucinta, as ondas elétricas são responsáveis pela emanação, e as magnéticas, pela atração. E o que determina a qualidade das ondas é a informação que elas propagam.

O campo eletromagnético humano apresenta um aspecto toroidal, onde trafegam ondas de pensamento, sentimentos e emoções, de atividade energética do organismo e do próprio corpo de energia (nadis e chakras). Em resumo, o campo pessoal representa a soma de todas as instâncias do ser.



A esfera do pensamento se concentra no cérebro, órgão central dos processos mentais, que atua basicamente através de atividade bioelétrica (impulsos nervosos) e bioquímica (neurotransmissores e hormônios). Assim como no coração, a atividade elétrica do cérebro é registrada pelo eletroencefalograma.

Os sentimentos, por sua vez, se manifestam principalmente no centro cardíaco, que coincide também com o centro energético ou chakra cardíaco.

A comunicação entre o coração e o cérebro ocorre através de ondas de pulsação e impulsos nervosos (biofísica); hormônios e neurotransmissores (bioquímica); do campo eletromagnético e dos canais e centros de energia vital (energética).


Quanto à atividade eletromagnética, especificamente, constatou-se que a do coração é mais potente que a do cérebro. O campo elétrico do coração é de 40 a 60 vezes maior que o do cérebro. E o campo eletromagnético do coração é de 4 a 5 mil vezes mais potente que o do cérebro, medidos até 3 metros.

Estes dados demonstram que o poder do sentimento supera a razão. Isso também explica porque algumas pessoas adotam, por exemplo, uma atitude mental positiva, dieta saudável e práticas físicas, mas não alcançam o estado de saúde e plenitude almejado, pois não há o alinhamento com o sentimento.

Um outro aspecto abordado neste estudo, se refere ao fato de que a informação do cérebro é mais pessoal, enquanto a informação do coração é mais universal ou transpessoal.

Quando se alcança um estado de coerência entre os campos do cérebro e coração, há uma expansão da percepção, que se expressa como intuição, discernimento, criatividade e poder de manifestação.


Existe ainda um outro dado correlato, que se refere à relação entre pensamentos, estados emocionais e o campo eletromagnético do planeta, que é medido pela Ressonância Schumann. As faixas de frequência da RS são semelhantes às das ondas nervosas, que influenciam na secreção de serotonina e melatonina. Isto corrobora com o fato de que a realidade está entrelaçada. Há uma interação entre os campos pessoal e coletivo, nos conduzindo a uma reflexão profunda sobre o estilo de vida e valores que estruturam nossa sociedade.

3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

25.695.089/0001-89
WPP +55 11 94801 0557
CONTATO@ANAHATA.BLOG
SP, BRASIL

bottom of page