purusha & prakriti • A matéria é secundária à consciência
- ANAHATA
- 20 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2024

purusha e prakriti são elementos do hinduísmo (conjunto de várias doutrinas da Índia), coerentes com o idealismo monista e outras filosofias que adotam um princípio básico: a matéria é secundária à consciência.
De uma maneira muito abreviada, purusha se refere à consciência e prakriti, à matriz fenomênica.
purusha atua em prakriti como uma inteligência que necessita de uma substância para se manifestar.
purusha é o princípio eterno, imutável e indestrutível, a causa primordial, o espírito do universo, aquele que sopra a vida em prakriti. prakriti é o veículo que dá forma e está sujeita à lei de causa e efeito, às modificações e oscilações da realidade material e seus desdobramentos. Numa representação metafórica, seriam as polaridades, apresentadas como: princípio masculino e feminino, yin e yang, céu e terra.
Há uma fonte ilimitada e inesgotável de sabedoria cósmica em purusha, que origina o fluxo de ideias criativas e seus desdobramentos. E diante das emanações de purusha, existem infinitas possibilidades em prakriti.
Cada um de nós é um purusha e todos se manifestam através de uma imensa e imensurável prakriti, assim como o planeta e tudo que nele existe, que também têm origem na matriz fenomênica a partir de uma consciência.