Quando o assunto é o acesso aos estados mais elevados de consciência, as práticas meditativas podem ser utilizadas de diversas formas, de acordo com seus propósitos e objetivos. Entretanto, muitas vezes não sabemos o que realmente estamos buscando, apenas há o sentimento de que precisamos modificar algo em nós mesmos e em nossas vidas. Assim, a meditação formal também é um treino para flexibilizar e expandir sua mente, porque "acima" da mente, está a sua consciência, e você pode estar consciente disso o tempo todo.
1. PILOTO AUTOMÁTICO
A mente e o organismo humano tendem a buscar o mínimo gasto energético em suas funções, e é por isso que os comportamentos - sentimentos, pensamentos e ações - mais utilizados são acessados com mais frequência. Este é um "caminho fácil", popularmente conhecido como "piloto automático", que envolve um funcionamento mental e corporal baseado na repetição do passado.
2. AUTOCONSCIÊNCIA
Entretanto, este "mapa comportamental", que determina os comportamentos mais acessados, pode ser alterado caso você deseje modificar algo em sua vida através de um novo padrão.
Ao perceber que um determinado comportamento deixou de contribuir para o seu bem-estar e do seu ambiente, você pode substituí-lo por outro mais saudável. E através da dedicação e repetição, este novo comportamento será o novo "caminho fácil" para sua mente e corpo.
3. MEDITAÇÃO E PRESENÇA
Quando você está presente para o "aqui e agora" você não está apegado ao passado - memória que envolve todos os comportamentos anteriores. Você também migra do modo reativo - resposta automática aos estímulos - para o modo proativo - ação consciente - no qual você está consciente de si mesmo(a), do que está realizando, do que está acontecendo ao seu entorno e das possíveis consequências de cada ação. Dessa forma você permite que sua percepção seja diferente, o que facilita a identificação do que você realmente busca e almeja.
Comments